menu3.jpg
 Sist. de Remuneração Inteligentes
 Plano de Carreira
 Educação Corporativa
 Gestão do Conhecimento
 Projetos de Marketing
 Modelos Comerciais
 Consultoria Corporativa
    As tendências para o ambiente empresarial em um mundo em que a ética é cada vez mais importante.
   Somos uma consultoria especializada no planejamento de soluções comerciais e estratégias de marketing, com foco no gerenciamento de recursos humanos, atuando há mais de 15 anos em diversos segmentos.
    É senso comum que, em todo o mundo, o salário é utilizado como estímulo para que pessoas trabalhem pelos objetivos de outras.

   Embasada pelo Princípio dos Interesses Coincidentes , a Prajna Consultoria acredita, contudo, que para motivar alguém a trabalhar pelos objetivos de uma empresa, é preciso entender também quais são os objetivos desta pessoa, e fazer com que esses objetivos coincidam com os da empresa, criando uma força comum, coincidente.

   O salário é sim uma ferramenta, mas é preciso saber utilizá-la: muitas empresas remuneram seus funcionários em direções opostas às que de fato desejam.

   Veja alguns exemplos:

 

  • Empresas que visam lucratividade, mas remuneram com base em seu volume de produção;
  • Empresas que visam aumentar sua participação no mercado, mas remuneram seus vendedores com salários fixos, pagando-os por seu tempo e não pela sua produtividade;
  • Empresas que remuneram suas equipes internas para que compitam entre si, em vez de para que unam seus esforços (o departamento de logística recebe mais, tão mais baixe seus custos; ao passo que o departamento comercial é premiado por aumentar as vendas, não importando as condições de entrega);
  • Empresas que precisam aumentar o seu mix de produtos, mas remuneram por faturamento, induzindo seus vendedores a vender apenas os produtos de maior saída.

   A partir destas constatações, a Prajna Consultoria criou os Sistemas de Remuneração Inteligentes.

   A Prajna Consultoria observou também, ao longo de sua experiência profissional, que as pessoas não se estimulam profissionalmente apenas pelo quanto recebem de salário. Aliás, a motivação refere-se menos aos valores absolutos recebidos e mais ao como esses valores são pagos (sob quais critérios).

   Abaixo, listamos algumas regras de Sistemas de Remuneração Inteligentes aplicadas pela Prajna Consultoria em seus clientes:

 

  • A remuneração dada a um colaborador deve premiá-lo pelo esforço que a empresa precisa que ele faça.
  • A remuneração deve acontecer, se possível, dentro do mês em que o esforço foi feito. Observamos que tão mais longo o prazo em que a remuneração será recebida, mais ela é desvinculada dos esforços diários de vendas. Seu poder de estímulo é perdido.
  • O sistema de remuneração deve ser embasado em um variável pago de acordo com o atendimento de metas claras. A pior situação é a de uma empresa que não sabe onde quer chegar, com colaboradores que não tem um parâmetro do que seria bom fazer para crescerem.
  • As metas devem ser individuais. Por exemplo: não podemos dar metas de produção ou cobrança para quem trabalha com vendas, pois este colaborador não se sentirá estimulado a mudar nada em seu método de trabalho, tendo em vista que nenhuma mudança que faça trará resultados visíveis para o alcance de sua meta.

A Prajna Consultoria projeta, para a sua empresa, todos os componentes de um Plano de Carreira baseado no Princípio dos Interesses Coincidentes:

   A Prajna Consultoria pode criar um Sistema de Remuneração Inteligente para a sua empresa.

 

Solicite agora mesmo uma proposta! 

   © 2005 Copyrigth - Todos os direitos reservados a Prajna Consultoria - E-solution by Realweb Soluções em TI