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 Resenha
 Livro
    As tendências para o ambiente empresarial em um mundo em que a ética é cada vez mais importante.
   Somos uma consultoria especializada no planejamento de soluções comerciais e estratégias de marketing, com foco no gerenciamento de recursos humanos, atuando há mais de 15 anos em diversos segmentos.
 Após larga experiência realizada em inúmeras empresas, a Prajna Consultoria desenvolveu uma teoria de gerenciamento humano que acabou virando livro O Princípio dos Interesses Coincidentes.    O Princípio dos Interesses Coincidentes tornou-se o principal pressuposto teórico do trabalho realizado pela Prajna Consultoria em todas as suas áreas de atuação: seja ao realizar uma consultoria de recursos humanos, seja para planejar uma nova estratégia de marketing ou comercial.

   Resumo:

 

Princípio dos Interesses Coincidentes

Duas pessoas só agem na mesma direção se seus interesses e motivações coincidirem.

 

   Uma aplicação bastante óbvia do Princípio dos Interesses Coincidentes se dá nos Sistemas de Remuneração.

   Sistema de Remuneração

   Fatores de Estímulo

   As pessoas não se estimulam profissionalmente apenas pelo quanto recebem de salário. Aliás, a motivação refere-se menos aos valores absolutos recebidos e mais ao como esses valores são pagos (sob quais critérios). Algumas regras:

 

  • A remuneração dada a um colaborador deve premiá-lo pelo esforço que a empresa precisa que ele faça.
  • A remuneração deve acontecer, se possível, dentro do mês em que o esforço foi feito. Observamos que tão mais longo o prazo em que a remuneração será recebida, mais ela é desvinculada dos esforços diários de vendas. Seu poder de estímulo é perdido.
  • O sistema de remuneração deve ser embasado em um variável pago de acordo com o atendimento de metas claras. A pior situação é a de uma empresa que não sabe onde quer chegar, com colaboradores que não tem um parâmetro do que seria bom fazer para crescerem.
  • As metas devem ser individuais. Por exemplo: não podemos dar metas de produção ou cobrança para quem trabalha com vendas, pois este colaborador não se sentirá estimulado a mudar nada em seu método de trabalho, tendo em vista que nenhuma mudança que faça trará resultados visíveis para o alcance de sua meta.

   Algumas Regras da aplicação do Princípio dos Interesses Coincidentes aos Sistemas de Remuneração podem ser conferidas abaixo:

 

  • A direção do estímulo deve coincidir com o sentido desejado.
  • O efeito do estímulo é inversamente proporcional ao lapso temporal de sua aplicação.
  • Metas, por si mesmas, funcionam como estímulos.
  • Quanto menor o controle exercido pelo estimulado na execução da sua meta, menor o efeito do estímulo.

   Saiba mais sobre Sistemas de Remuneração Inteligentes.

   Plano de carreira

   Deve conter perspectivas de crescimento profissional baseadas em mérito. Antes de tudo, é preciso observar como a empresa seleciona seus colaboradores: a escolha deve ser profissional, de preferência realizada por um departamento de recursos humanos que a faça a partir de critérios técnicos.

   Saiba mais sobre Plano de Carreira.

   
Processo de avaliação contínua

   Deve ser participativo e freqüente, que proporcione reconhecimento público, possibilite o crescimento profissional e ofereça visibilidade para os que se saem bem.

   Saiba mais sobre Sistemas de Avaliação.

   Plano de educação continuada

   É essencial que haja ainda um planejamento de educação corporativa continuada, que avalie e prepare as pessoas para as funções que se demanda, ao mesmo tempo em que as capacita profissionalmente.

   Além desses, cabe ainda ressaltar os seguintes fatores motivacionais:

 

  • Ambiente de trabalho e bom relacionamento interpessoal;
  • Espírito de equipe dosado com competitividade saudável;
  • Informação e transparência;
  • Qualidade do apoio gerencial;
  • Confiança na empresa e no produto.

   Saiba mais sobre Educação Corporativa.

 

O Princípio dos Interesses Coincidentes virou livro e está disponível para consulta e download.

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