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Quem é o verdadeiro dono?
por Petrucio Chalegre, Diretor-Presidente

"A Nike não tem fábricas. Ao redor do mundo, milhões de consumidores entram em lojas e saem portando seus prestigiados tênis, muitos sem cogitar que a Nike não possui parques fabris. Mas a Nike tem maravilhosa propaganda. Atletas famosos recebem milhões para calçar seus produtos. Peças publicitárias multicoloridas encantam os olhos ao redor do globo fixando a imagem dos produtos Nike, porém a única realidade da empresa são idéias e marca.

Esplendoroso novo mundo este. Tudo que é sólido não se desmancha no ar, pelo contrário, ganha sua solidez por estar no ar. O bem mais consistente é aquele baseado na capacidade de fazer uma marca firme. O poder maior é o da comercialização.

Possuir máquinas, ter uma linha de produção, ser um industrial, é apenas ser um dependente. O verdadeiro dono do negócio é quem possui a marca, quem detém a possibilidade de comercializar. A grande máquina é imaterial, seus mecanismos são peças publicitárias, algumas delas penduradas em homens, eles mesmos veículos, porque suas camisas estão expostas nas telas eletrônicas e cada gesto seu será visto milhões de vezes ao redor do globo.

Instaurado este mecanismo, o poder mudou de lado. Como sempre ocorre, os padrões anteriores não estão adaptados aos novos tempos. Suponha-se o dono de uma empresa com uma marca fabulosa, projetistas e publicitários brilhantes, contratos publicitários milionários a conversar com um banqueiro que lhe pede garantias "reais", que pode ele dizer? Que tem bits eletrônicos viajando pelo mundo? que tem camisetas com sua marca nas costas de um time campeão? Que tem projetos dentro de micros?

O que o banqueiro quer é um imóvel que possa ser penhorado, máquinas pesadas que sirvam de garantias. E como avaliar com segurança uma marca cujo valor pode ser abalado por uma notícia negativa?

Não é de admirar que nos últimos anos tenha ganho o lugar de primeira fortuna do mundo um Bill Gates. Seu principal bem é invisível para os olhos. Um sistema baseado em matemática binária que pode ser transmitido de um lado ao outro do mundo na velocidade da luz. Os principais valores do mundo estão concentrados nos bens imateriais. O fenômeno já aconteceu antes quando os principais valores deslocaram-se da terra e seus produtos para as fábricas e os bens industriais. Assistimos apenas a mais uma revolução que modifica o lugar onde estão ou se localiza a riqueza mais significativa. Por isso as fábricas estão indo para os países mais pobres, a riqueza real passou a ser outra: possuir a marca, saber aperfeiçoar constantemente os projetos, deter a máquina de comercialização em suas mãos.

Este é o motivo pelo qual erram todos os que pensam em terceirizar máquinas de vendas. Toda a produção pode ser terceirizada, não é ela a verdadeira fonte de poder. O verdadeiro dono de um negócio é aquele que pode chegar aos clientes através de mensagens e informação. Quem produz transforma-se cada vez mais em alguém tão pouco poderoso como o pequeno produtor de milho que sequer compreende como seu produto transformou-se em sucrilho, sendo o milho dentro do pacote muito menos valioso que o pacote em si com a foto do jogador nele estampada.
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