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Estímulos desperdiçados
por Petrucio Chalegre, Diretor-Presidente

"Stimulus, este era em Roma o nome do aguilhão, aquela longa vara com uma ponta de ferro que o condutor usava para espicaçar os bois. Tão antiga que é citada na Bíblia, referindo-se aos que recalcitram contra as punições.

Hoje descobriu-se que melhor que punições e controle são o incentivo e o entusiasmo. Talvez por isso o sentido da palavra veio se alterando e estímulo agora significa coisas positivas em lugar de negativas. No entanto vemos que resta muito para enxergarmos os estímulos de uma forma criativa. Nossa própria constituição estabeleceu um controverso artigo obrigando a distribuição dos lucros. Imagine o leitor um funcionário de pouca instrução a quem tenhamos que explicar a correção do cálculo do lucro obtido no balanço anual de uma empresa. Até o mais bem preparado auditor, com especialização em análise de balanços, tem dificuldades em achar o numero correto.

Há incontáveis formas de gastar excessivamente. Disfarçar viagens de lazer em viagens de negócios. Adquirir confortos para diretores. Estimar provisões excessivas. Manipular estoques. E assim mudar os números finais de um balanço.

Ou seja, é uma falácia a distribuição de lucros baseada em um balanço. Não obstante, a idéia da participação nos resultados da tarefa,(esta sim uma estratégia lógica), em que o funcionário se envolve, é uma excelente concepção para o incentivo. Mas aí surge um problema adicional: qual é o melhor estímulo? A resposta é: depende do nível mental da pessoa que se pretende premiar.

Quanto maior o nível intelectual mais longo pode ser o prazo do incentivo. A uma criança temos que premiar no mesmo dia da ação, para um operário de linha de produção provavelmente o prazo ideal é a semana, gerências devem ter metas em meses, diretores em anos. Estes são os únicos para os quais tem cabimento a premiação baseada em dados de balanço, afinal devem ser os que realmente sabem o que está acontecendo nos complexos números contábeis.

Mais aprofundadamente, o sentido do estímulo se aguça se a premiação está diretamente envolvida com uma meta mensurável que pode ser diretamente influenciada pelo indivíduo ou equipe que se deseja entusiasmar.

Está bem claro o que pode fazer uma equipe brasileira com metas claras e animada por entusiasmo, tornam-se empenhados, pontuais e inacreditavelmente esforçados, quem duvida deve observar uma escola de samba.
"

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