Produção
para Internet: a difícil escolha entre o amador e o profissional Quando as verbas são pequenas e os sonhos grandes, é preciso dar asas à imaginação e pensar o que é indispensável e o que podemos cortar. Este provavelmente é um dos dilemas mais comuns para os empreendedores da Nova Economia (Puxa! E não será também o maior dilema dos empreendedores da Velha Economia? Parece que nem tanta coisa mudou, não é mesmo?). Sem dúvida que, em se tratando de Internet, a coisa fica ainda mais grave, visto que não existe ainda um padrão considerado certo ou errado, apenas teorias ainda não suficientemente experimentadas (portanto são hipóteses, ainda sem antíteses e sínteses...), e, portanto, fica ainda mais difícil avaliar se é melhor contratar um profissional ou um usuário avançado com boa redação para produzir conteúdo para o seu website. Em primeiro lugar, cabe ressaltar a importância do conteúdo para um website. É ele que vai atrair e fidelizar o usuário. É ele que vai manter a atenção e segurar o nosso visitante, provocando-o a visitar as páginas seguintes. É exatamente este conteúdo que podemos chamar de "alma" do nosso projeto. Bom, digamos que o conteúdo é, portanto, área de prioridade, na qual, se não podemos investir pesado, precisamos, no mínimo, prestar TODA a atenção. Por outro lado, temos a produção da campanha publicitária do nosso website. Tema constante das listas de discussão, a publicidade é aquela que apresenta, ao usuário, a existência de um conteúdo de qualidade. Sem esta introdução, este convite, este chamado, nosso conteúdo sequer se torna conhecido: é como se ficasse na gaveta, mesmo que uma gaveta virtual. É fácil deduzir, portanto, que a publicidade é outra chave de sucesso. Vamos analisar abaixo as qualificações dos dois profissionais chave para a produção de um website vitorioso. Publicitário Via de regra, os publicitários não precisariam se ater, eles próprios, a executarem, no computador, htmls longuíssimos e ilustrações no corel draw. Assim como quando dirigem um comercial para TV, não se fixam no trabalho de ser câmeras eles mesmos, ou de editarem pessoalmente os filmes. Seu papel é ficar atrás da mesa de edição, atrás do câmera... Sua função é pensar no público (target), na estratégia, na unidade visual e de comunicação (boas campanhas tem um fio condutor que permite sua identificação em qualquer mídia, e estão também conectadas à linha mestre de comunicação da empresa). Eles estão atentos à melhor solução custo-benefício para o cliente e conhecem os recursos disponíveis no mercado. Devem estar atentos à concorrência das empresas para as quais trabalham, aos objetivos da campanha publicitária como um todo (é uma campanha institucional para gravar a marca do produto na cabeça do consumidor? é uma campanha de ofertas? qual a mensagem que o cliente quer que fique para o seu público? etc). Ele deve pensar globalmente. Por isso, dentro de uma agência, há o cara que faz só produção, outro que faz só atendimento, outro que é da criação.... e outros, lá embaixo na hierarquia, que depois de tudo resolvido, vão executar as peças publicitárias. Entre elas, a página na Internet. Estes são alguns elementos a mais, a serem considerados, antes de descartar a presença de um bom profissional publicitário na produção da campanha de um web site. Para a produção de um website, torna-se clara a opção de, no mínimo, contratar um profissional de comunicação. Em tempo: nada impede que, por uma questão de custos, e por se ter objetivos mais modestos, se contrate um webdesigner netmaníaco de 18 anos que fez um curso de html de 3 semanas e que domine bem o Photoshop. Se ele for um cara criativo e de bom senso, com bastante experiência na Internet, pode até ser que faça um bom trabalho - em algumas raríssimas exceções, estes meninos tornaram-se milionários. Mas são raros. E a Internet passa agora para outra fase, não mais de aventura, onde o lucro não interessa, mas de profissionalismo. A Internet já virou briga de gente grande. Na verdade, com pouquíssima
verba é possível, ainda assim, obter-se bons resultados
de uma campanha publicitária e de marketing. Com o preço
de um bom salário por mês, consegue-se, por exemplo, fazer
uma ótima assessoria de imprensa, bom material gráfico e, Jornalista Um bom jornalista, orientado para Internet, tem condições de fazer excelentes trabalhos. Claro que é preciso reinventar o jornalismo - misturar todas as mídias em uma só, acrescentar interatividade na receita, e, mesmo sendo objetivo, direto, fácil, deve saber lidar com a possibilidade de aprofundar, ao infinito, qualquer tema que pretenda abordar. Usar das imensas oportunidades de comunicação que a Internet proporciona e escrever verdadeiramente em hiper-texto é, certamente, uma arte. Portanto, na hora de contratar alguém para produzir o conteúdo do seu site, procure um jornalista com experiência de Internet, criatividade e mente aberta, disposto a testar coisas absolutamente novas e de resultado incerto. Quem sabe vocês acertam juntos? É possível ser um bom jornalista sem ser formado (embora a legislação atual não permita)? E ser um bom webwriter? Sem dúvida. Tem muita gente de talento por aí. Mas as chances de se obter um bom trabalho por parte de um bom profissional é bem maior do que arriscar com um iniciante, um amador ou um curioso. Eu não arriscaria. Mesmo com uma verba pequena, é possível encontrar gente de excelente qualidade e boa formação disposta a fazer parte de uma equipe, até mesmo arriscando ganhar menos no início para lucrar mais quando o projeto for vitorioso. Para isso servem as parcerias, permutas, stock options, participações nos resultados, prêmios, etc. |