:: QUEM SOMOS?

Mestre Tokuda também tem um vasto trabalho na área de Medicina Tradicional Chinesa, atividade com a qual se manteve financeiramente no Brasil durante todos estes anos, e também na Europa. Com muitos alunos em várias cidades do Brasil, fundou o Instituto Sanodo de Medicina Tradicional Chinesa, que agora se expande para formar um spa de tratamentos baseados na antiga Medicina Chinesa, o spa conhecido como Sanodo, bem como o Instituto Nonindo, localizado em Goiânia, Goiás.

Monge Tokuda Sensei
"Mestre Tokuda"

O monge Ryotan Tokuda nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomado em Filosofia Budista pela Universidade de Komazawa, Tóquio, em 1963, praticou o treinamento Zen Budista com alguns dos maiores mestres Zen contemporâneos, como Nakagawa Soen Roshi, Sogen Asahina Roshi e Kodo Sawaki Roshi.

Em 1968, veio da Escola Soto para o Brasil como missionário para a América Latina, e fundou grupos de meditação e prática Zen Budista no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. Em 1976, fundou o primeiro mosteiro Zen da América Latina, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, Espírito Santo. Em 1981, o monge Tokuda fundou o Instituto de Medicina Tradicional Chinesa Vitória Régia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 1984, fundou o Mosteiro Zen Pico de Raios e o Centro de Cultura Oriente-Ocidente, na cidade de Ouro Preto – também em Minas. Em 1993, fundou o Centro Zen do Planalto, em Brasília. Desde 1980 mantém grupos de prática Zen Budista na Alemanha, França, Itália, além de ministrar curso e palestras por todo o mundo. Em 1995, fundou a École Nonindo de Medicine Traditionelle Chinoise, em Paris, e a Association Mahamuni de Paris. Hoje é professor de Filosofia Budista na Université Boudhique Europeénne, em Paris. Está empenhado também na criação de um Mosteiro Zen na localidade de Lavras Novas (Mosteiro Zen Serra do Trovão), município de Ouro Preto.

Mestre Tokuda, após fundar o mosteiro de Eitaiji nos Pirineus franceses, perto de Nice, o primeiro mosteiro zen de montanha da Europa, está agora empenhado no projeto do mosteiro de Eisho Ji, em Pirenópolis, Goiás, numa reserva ecológica de 900 ha. Durante o ano de 2002 vários sesshins lá tiveram lugar, mesmo que as condições ainda sejam precárias, mas esta é uma tradição zen que Mestre Tokuda, mesmo sexagenário, não parece se perturbar em perpetuar.


Monge Meiho Guenshô
"Guenshô"

Mestre Tokuda chamou-lhe Meihô Guenshô. Meihô significa pico da claridade; Guenshô, ensinamento excelente. Como aluna do Monge Guenshô, penso que não poderia haver nome mais apropriado para esse professor do Dharma.

Comunicador eficaz, sempre disposto a ensinar, esclarecer dúvidas, orientar sesshins, proferir palestras, responder e-mails e atualizar este site, Guenshô não desperdiça oportunidade de disseminar o Dharma de Buda.

Monge Guenshô conheceu Mestre Tokuda nos idos de 1973, quando o Budismo Zen não passava de curiosidade intelectual no Brasil. O primeiro contato entre ambos deu-se numa academia de karatê em que Tokuda Sensei proferira uma palestra. Guenshô (então Petrucio Chalegre) imediatamente começou a praticar o Zen. Em 1992, recebeu sua investidura leiga. Em 2001, foi ordenado Monge.

Atualmente, coordena o Daissen Zendô em Porto Alegre e a Associação Zen Budista de Florianópolis. Preside o Instituto Educacional Todatsu, ONG destinada à difusão da filosofia budista e a obras filantrópicas diversas. Paralelamente à sua dedicação ao Dharma, mantém a atividade profissional de consultor de empresas, que o consagrou no ambiente corporativo, permitindo-lhe a continuidade de sua senda espiritual.

Giorgia Sena Martins