A Chalegre
Consultoria está convicta que nas nascentes empresas de Internet, o desafio
de comercializar espaços publicitários - fonte de receita mais comumente
citada pelos projetos que circulam no mercado - passa, diretamente, pela
profissionalização de seus processos e suas equipes, assim como sua realista
relação com o mundo off line - onde estas operações são na prática, realizadas. Em especial,
destacaríamos nossa atuação no mercado de comunicação,
onde chegamos a atender 26% dos jornais diários do Brasil enfrentando
exatamente a dicotomia entre assinaturas e publicidade. Trabalhamos tanto
com empresas de pequeno porte quanto com grandes conglomerados. Esta experiência
pode facilmente ser transposta para o mundo online.
Falando de logística, uma previsão mal dimensionada das necessidades de estocagem e um plano de entrega mal orçado pode definir o fracasso do projeto no primeiro Natal que enfrentar. E não são poucos os exemplos que poderíamos citar para ilustrar esta dificuldade das empresas de e-commerce. A logística, sem dúvida, é um ponto delicado para muitos projetos de Internet e a Chalegre Consultoria possui consultores com grande vivência neste setor, que conhecem a fundo as dificuldades e as soluções para este departamento, já experienciadas em reconhecidas empresas da "Velha Economia".
Já na
área comercial, no tocante ao produto publicitário, gerador de receita,
é gritante a inabilidade dos novos empreendedores quando comparamos o
tamanho dos departamentos comerciais de empresas de comunicação do mundo
off-line e do mundo online. Um jornal de grande porte em São Paulo, por
exemplo, costuma contar com uma equipe externa de até uma centena de profissionais
de vendas para sustentar sua receita publicitária, fazendo prospecção
ativa em agências de propaganda e clientes diretos. Do nosso ponto de
vista, esperar sustentar um site com receita publicitária contando com
dois ou três profissionais - como é o padrão em vários dos provedores
de conteúdo atuantes no mercado - não só é inviável como é um fator de
sério risco para a sobrevivência do negócio - e, por conseqüência direta,
de enorme risco para os seus investidores. Tratando ainda de outro delicado aspecto do mundo dos negócios, salta aos olhos o amadorismo das empresas de Internet na administração do seu capital humano. A Velha Economia já trabalha com modernos e, diga-se de passagem, comprovadamente eficientes e rentáveis meios de seleção, contratação, remuneração, treinamento e administração de seus recursos humanos, ao passo que as empresas de Internet, com freqüência, lidam com salários super-inflados, contratações emocionais, inexistência de treinamento e política de trabalho improdutiva, o que gera, invariavelmente, em um turn over nunca visto no mercado dos negócios. O resultado disso é o elevado custo da descontinuidade de qualquer projeto, o despreparo, a desmotivação e, por conseqüência, custos muitas vezes tão elevados que inviabilizam o negócio no médio prazo. Nossos consultores - com vivência desta problemática - já aplicaram, na prática, projetos de remuneração, motivação, treinamento (inclusive das lideranças) que provaram, no curto prazo, que grandes economias aliadas a grandes ganhos de produtividade podem ser alcançadas quando se olha este problema com os olhos imparciais de que só uma consultoria externa pode dispor. Há ainda
uma constante questão sempre em pauta para um tipo cada vez mais freqüente
de negócio da Internet. É o aspecto produto, ou o conteúdo. Muitas vezes
perdidos no mar de oportunidades que a Internet apresenta, os conteúdos
disponíveis na rede ainda carecem de estratégias mais contundentes, incluindo
aí foco, e, principalmente, eficientes e rentáveis aproveitamento das
características da rede, tais como profundidade, novidade, impacto, objetividade,
segmentação, personalização, interatividade e facilidade de encontrar
a informação, dispersa no palheiro que é a rede, como se fosse minúscula
agulha perdida entre milhões de informações semelhantes. A Chalegre destaca-se no mercado de consultorias por não caracterizar-se apenas por complexas análises, projetos e relatórios, mas por responsabilizar-se também pela execução das estratégias que propõe, colocando seus consultores em campo até que as mudanças sugeridas sejam absorvidas culturalmente pelas empresas para quem trabalha. Entendemos que o acompanhamento da implantação de estratégias voltadas para a ação é o nosso principal diferencial. Entre em contato conosco. |